quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Equipe monitora lavouras de soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE

|2088|

A Equipe 1 do Rally da Safra 2017, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil, percorreu a região Médio-Norte do Mato Grosso entre os dias 16 e 21 deste mês de janeiro. Foram visitadas propriedades nas regiões de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio.

De acordo com os organizadores, nessa primeira fase da expedição os técnicos iniciaram a avaliação de lavouras de soja precoce em Sinop, fazendo visitas às propriedades da região durante toda a semana. O Rally voltará a Mato Grosso com a Equipe 3 avaliando a soja precoce da região Sudeste, entre os dias 13 e 23 de fevereiro, e com as Equipes 4 e 5 para verificar as lavouras de ciclo médio e tardio.

Durante o Rally, os técnicos verificam o potencial produtivo das lavouras, participação de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo e pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados. Eles ainda fazem entrevistas com produtores da região visitada. Segundo projeções pré-Rally da Agroconsult, organizadora do projeto, o maior estado produtor nacional de soja deverá colher uma safra de 30,2 milhões de toneladas, volume 13% maior se comparado com a safra passada. A área plantada deverá crescer 4%, chegando a 9,5 milhões de hectares.

No Brasil, a estimativa, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 104,4 milhões de toneladas, volume 8,5% maior em relação à safra passada. A produtividade deve alcançar 51 sacas por hectare, o que significa um desempenho 5,9% maior sobre 2015/16.De acordo com André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição, é esperada uma boa safra, principalmente em Mato Grosso, onde as condições climáticas estão melhores do que no ano passado.

Nesta edição do Rally da Safra, os técnicos ampliarão a permanência no campo, ficando de janeiro a agosto entre o trabalho de levantamento nas lavouras e 15 eventos regionais com produtores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão oito equipes em campo para avaliar amostras de soja e três para verificar o milho segunda safra, em um total aproximado de 85 mil quilômetros percorridos.

Mais de 1.000 lavouras serão avaliadas em 12 estados brasileiros que correspondem por 95% da área de produção de soja e 85% da área de produção de milho safrinha. Os técnicos das Equipes 4 e 5 voltam ao Mato Grosso entre os dias 13 e 23 de fevereiro.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE