sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Empaer detalha para produtores 20 materiais genéticos no Show Safra em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde, que começou ontem tem a vitrine tecnológica de 500 metros quadrados da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) onde foram plantados 20 materiais genéticos de mandioca, três variedades de feijão e batata doce biofortificados e flores tropicais. O agrônomo Fábio Carrocini, explica que está sendo apresentado na prática para o produtor rural o aproveitamento da área de acordo com as tecnologias recomendadas. Ele adiantou que o enfoque da vitrine também são os materiais biofortificados, que tem como finalidade diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população.

O técnico agropecuário da Empaer, Esmeraldo de Almeida, acrescentou que o processo de biofortificação, também conhecido como melhoramento genético convencional, é feito com o cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivas. O projeto, ao longo do tempo, formou uma rede de pesquisadores no Brasil e no exterior, que estão investindo em conhecimento técnico-científico da agronomia e da saúde e obtendo alimentos mais nutritivos. “A vitrine tecnológica mostra produtos da agricultura familiar com resultados e retorno financeiro para o agricultor”, enfatiza, através da assessoria.

Lucas do Rio Verde tem aproximadamente 250 famílias de agricultores familiares que ocupam uma área de quatro mil hectares. Os participantes vão receber informações sobre alimentos biofortificados, preparo de canteiros, tratos culturais e outros.

Hoje é o segundo dia de palestras sobre temas ligados a agricultura e pecuária, no Centro Tecnológico da Fundação Rio Verde. Empresas de vários setores do agronegócio participam como expositores e a programação atende toda a cadeia da agricultura e pecuária, cultivo em larga escala e a agricultura familiar. A expectativa dos organizadores é receber em torno de 60 mil visitantes até sexta-feira.

O Show Safra demonstra tecnologias de produção, máquinas, equipamentos, serviços, palestras, cursos e seminários.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE