terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Emissão da DAP jurídica para pequenos produtores cresce quase 90% em 2016

PUBLICIDADE

Popularmente chamada de “carteira de identidade do produtor rural”, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) é o registro geral dos agricultores familiares. Este documento é o primeiro passo para acessar as políticas públicas do governo brasileiro voltadas para tais produtores rurais. O documento é emitido tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. E a boa notícia é que a emissão da DAP jurídica cresceu 89% em todo o país no último ano.

De acordo com o levantamento que acaba de ser feito pela Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o número subiu de 3.469, em 2015, para 6.582 em 2016. Para o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação da Sead, Régis Borges de Oliveira, as políticas de fortalecimento da agricultura familiar estão, cada vez mais, atraindo os trabalhadores rurais.

“Os agricultores familiares estão se organizando e buscando se inserir no mercado de uma forma mais qualificada. Querem estar nos mercados públicos e, nessa hora, precisam acessar os programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E ter a DAP jurídica é uma ótima forma de conseguir isso”, explica.

A maioria dos assentamentos rurais do país está na Bahia, onde cerca de 10 mil famílias são beneficiadas por políticas públicas federais. O estado tem atualmente mais de 300 assentamentos da reforma agrária. Lá, a emissão da DAP jurídica aumentou mais de 127%, entre 2015 e 2016. O número de cadastrados saltou de 556 para 1.267. Com a divulgação dos benefícios dos mercados de compras públicas, e o auxílio de ferramentas tecnológicas nas emissões de DAP, a estimativa da Sead para 2017 é de continuarem crescendo os números de renovação e novas emissões.

Existem dois tipos de DAP. A física, que é acessada por produtores de forma individualizada; e a jurídica, que é concedida a três formas de organizações econômicas da agricultura familiar: cooperativas, associações e pequenas agroindústrias familiares. Uma das condições para obter a DAP jurídica é ter, no mínimo, 60% dos membros com a DAP física ativa, no caso de associações e cooperativas. Para as pequenas agroindústrias familiares esse percentual deve ser de 100%.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...

Soja disponível em Mato Grosso sobe 2% e média vai a R$ 109

A cotação da soja disponível em Mato Grosso aumentou...

Preço do suíno vivo em Mato Grosso cai 2,2%

O suíno vivo em Mato Grosso ficou cotado a...
PUBLICIDADE