PUBLICIDADE

Emirados Árabes Unidos buscam informações para investir no agronegócio de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A comitiva dos Emirados Árabes Unidos, em visita a Mato Grosso, foi recepcionada na manhã desta quinta-feira, no Palácio Paiaguás, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Governo do Estado, empresários e representantes da indústria, comércio e principais cadeias produtivas do estado. O objetivo foi debater oportunidades de investimentos no agronegócio mato-grossense e parcerias entre os dois países no mercado produtivo mundial.

O vice-presidente da Famato Francisco Olavo Pugliesi de Castro, citado pelo governador do estado Pedro Taques como o representante da classe produtora rural no evento, destacou a importância de ampliar a relação comercial com os Emirados Árabes e mostrar o grande potencial de Mato Grosso como maior produtor de carne bovina do país.

Os Emirados Árabes Unidos representam o 16º mercado consumidor da carne mato-grossense exportada. Em 2016 foram embarcadas 2,5 mil toneladas, equivalentes a R$ 10 milhões.

Os principais investidores dos países estrangeiros participaram da Rodada de Negócios Mato Grosso/Emirados Árabes e fizeram prospecções de negócios. Segundo o vice-presidente da Famato Francisco Castro, o maior interesse da comitiva está na produção de carne bovina.

Na oportunidade, a Famato apresentou aos estrangeiros os números da produção agropecuária estadual, com base nos dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “Realmente o potencial de Mato Grosso, principalmente no agronegócio, é surpreendente. Vejo grandes oportunidades de investimento aqui. Os negócios podem ser bons para ambos os lados”, disse o secretário da Embaixada dos Emirados Árabes no Brasil, Abdelrahman Abdulla Almaazmi.

Para Francisco Castro a rodada é uma grande oportunidade, visto que Mato Grosso tem capacidade para atender às demandas que os Emirados buscam.

A rede de inovação AgriHub, de iniciativa do Sistema Famato, também fez parte da programação da rodada de negócios. Representada no evento pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) Otávio Celidônio, a rede ficou conhecida na comitiva como a responsável em fazer a interlocução entre os produtores rurais mato-grossenses e as tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.

Os investidores ainda vão percorrer o interior do estado e conhecer in loco as potencialidades do agronegócio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE