PUBLICIDADE

Embrapa promoverá dia de vivência sobre tecnologias de ILPF para agricultura familiar no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O “Dia de Campo’ será na sexta-feira, na Estância Vanda, em Paranaíta (364 quilômetros de Sinop). Algumas das tecnologias disponíveis para uso na agricultura familiar serão apresentadas. Além disso, na quinta-feira haverá uma capacitação sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para técnicos, no município de Alta Floresta.

Uma das vantagens dos sistemas de integração da ILPF é sua versatilidade, sendo adaptável a qualquer perfil de produtor rural. O evento terá foco na Agricultura Familiar no Portal da Amazônia será promovido pela Embrapa, Senar e parceiros. As inscrições são gratuitas e serão feitas a partir das 8h, no local do evento.

Estância Vanda é referência na região pelo trabalho de produção familiar sustentável utilizando-se tecnologias de baixo custo, como a diversificação das fontes de suplementação animal, manejo de pastagem, rotação de culturas, sombreamento de pastagens, entre outros.

Com foco em pequenos e médios produtores, técnicos e extensionistas e demais profissionais ligados ao setor agropecuário, o evento terá toda a programação no período da manhã. Após a abertura, o proprietário Nivaldo Michetti e seu filho e analista do Imea, Miqueias Michetti, falarão sobre suplementação de baixo custo como forma de manter o rebanho na seca. Na sequência, os participantes serão divididos em três grupos e farão um circuito passando por três estações de campo.

Uma delas dará continuidade ao tema da apresentação inicial, destacando o capim BRS Capiaçú. O material tem grande potencial de produção de biomassa e tem chamado a atenção de produtores em todo o país. A tecnologia será apresentada pelo analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril Orlando Oliveira e pelos produtores do sítio Sombra da Mata Marcely e Alison Oliveira.

Em outra estação, o tema será o componente florestal na ILPF. O professor da Unemat Alexandre Olival e o engenheiro florestal da Embrapa Agrossilvipastoril Diego Antônio falarão sobre os aprendizados e desafios do uso de árvores nas pastagens.

Na terceira estação, o agrônomo Murilo Guimarães falará sobre orçamentação forrageira e o manejo de pastagem e a importância das análises microbiológicas do solo em sistemas agropecuários será abordada por Renato Alves, do laboratório Solos e Plantas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE