PUBLICIDADE

Embrapa demonstra tecnologias para sistemas produtivos na Norte Show em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: Gabriel Faria)

Começou, esta manhã, a segunda edição da Norte Show em Sinop, no parque de exposições da Acrinorte. A Embrapa é uma das expositoras com uma vitrine de tecnologias com opções para diferentes sistemas produtivos apresentará opções de forrageiras, cultivares de arroz, feijão-caupi, soja, sorgo biomassa, milho verde e novidades em consórcios forrageiros para integração lavoura pecuária e para sistemas de plantio direto na palha. Os produtores podem conhecer as novas tecnologias em seu estande, das 8h às 19hs.

Entre as tecnologias que mais chamam a atenção, seja pelo tamanho, ou seja pelo potencial de utilização, está o sorgo biomassa híbrido BRR 716. Desenvolvido para a queima em caldeiras, o material vem sendo utilizado também para a formação de palhada para o plantio direto. Com raízes volumosas, potencial de chegar a 4 metros de altura e de produzir até 35 toneladas de biomassa seca por hectare, é mais uma opção para os agricultores.

Outro destaque é o arroz A501 CL, a primeira cultiva de arroz de terra altas resistente ao herbicida Kifix.

Entre as novidades demonstradas na feira estarão consórcios forrageiros que vem sendo desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril e parceiros. Um exemplo é o Sistema Gravataí, um consórcio de braquiária com feijão-caupi indicado para pastejo em sistemas de ILP. Outros consórcios, ainda em testes, como o com nabo forrageiro, ou com trigo mourisco e consórcios múltiplos também serão demonstrados.

Cultivares de capins também terão seu espaço na vitrine da Embrapa, com destaque para os últimos materiais BRS lançados, como as braquiárias Ipyporã e Paiaguás, e os panicuns Quênia, Tamani e Zuri. Integrantes do Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi) da UFMT estarão no estande tirando dúvidas e apresentando resultados de pesquisas feitas com esses capins em Mato Grosso.

Além disso, serão apresentadas cultivares feijão-caupi, soja, sorgo silageiro e granífero e milho verde.

Os visitantes do estande ainda poderão conhecer um pouco mais sobre os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por meio da realidade aumentada e adquirir publicações da Livraria Embrapa, que serão vendidas pela Associação dos Empregados da Embrapa Agrossilvipastoril, informa a assessoria.

A Norte Show tem cerca de 160 expositores (colheitadeiras, tratores, veículos, caminhões, implementos, empresas que comercializam produtos e serviços para fazendas). A feira vai até 4ª com diversas palestras sobre tecnologia, futuro da pecuária, gestão, questões tributárias e demais assuntos. Nesta 3ª à tarde, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fará palestra.

A abertura, esta manhã, foi feita pelo presidente da Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso), Olvide Galina, o presidente do Sindicato Rural, Wilson Redivo, a prefeita Rosana Martinelli, o líder do governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco e demais lideranças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE