Agronotícias

Embrapa demonstra tecnologias para sistemas produtivos na Norte Show em Sinop

Começou, esta manhã, a segunda edição da Norte Show em Sinop, no parque de exposições da Acrinorte. A Embrapa é uma das expositoras com uma vitrine de tecnologias com opções para diferentes sistemas produtivos apresentará opções de forrageiras, cultivares de arroz, feijão-caupi, soja, sorgo biomassa, milho verde e novidades em consórcios forrageiros para integração lavoura pecuária e para sistemas de plantio direto na palha. Os produtores podem conhecer as novas tecnologias em seu estande, das 8h às 19hs.

Entre as tecnologias que mais chamam a atenção, seja pelo tamanho, ou seja pelo potencial de utilização, está o sorgo biomassa híbrido BRR 716. Desenvolvido para a queima em caldeiras, o material vem sendo utilizado também para a formação de palhada para o plantio direto. Com raízes volumosas, potencial de chegar a 4 metros de altura e de produzir até 35 toneladas de biomassa seca por hectare, é mais uma opção para os agricultores.

Outro destaque é o arroz A501 CL, a primeira cultiva de arroz de terra altas resistente ao herbicida Kifix.

Entre as novidades demonstradas na feira estarão consórcios forrageiros que vem sendo desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril e parceiros. Um exemplo é o Sistema Gravataí, um consórcio de braquiária com feijão-caupi indicado para pastejo em sistemas de ILP. Outros consórcios, ainda em testes, como o com nabo forrageiro, ou com trigo mourisco e consórcios múltiplos também serão demonstrados.

Cultivares de capins também terão seu espaço na vitrine da Embrapa, com destaque para os últimos materiais BRS lançados, como as braquiárias Ipyporã e Paiaguás, e os panicuns Quênia, Tamani e Zuri. Integrantes do Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi) da UFMT estarão no estande tirando dúvidas e apresentando resultados de pesquisas feitas com esses capins em Mato Grosso.

Além disso, serão apresentadas cultivares feijão-caupi, soja, sorgo silageiro e granífero e milho verde.

Os visitantes do estande ainda poderão conhecer um pouco mais sobre os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por meio da realidade aumentada e adquirir publicações da Livraria Embrapa, que serão vendidas pela Associação dos Empregados da Embrapa Agrossilvipastoril, informa a assessoria.

A Norte Show tem cerca de 160 expositores (colheitadeiras, tratores, veículos, caminhões, implementos, empresas que comercializam produtos e serviços para fazendas). A feira vai até 4ª com diversas palestras sobre tecnologia, futuro da pecuária, gestão, questões tributárias e demais assuntos. Nesta 3ª à tarde, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fará palestra.

A abertura, esta manhã, foi feita pelo presidente da Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso), Olvide Galina, o presidente do Sindicato Rural, Wilson Redivo, a prefeita Rosana Martinelli, o líder do governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco e demais lideranças.

Só Notícias/Agronotícias (foto: Gabriel Faria)