O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, esteve, esta manhã, em Sinop, onde participou de uma mesa redonda com o setor produtivo e lideranças políticas. Durante o debate, ele respondeu perguntas sobre os gargalos logísticos de Mato Grosso, atuação da JBS no Estado, efeitos da Operação Carne Fraca – deflagrada pela Polícia Federal -, atuação do Ministério da Agricultura e outros temas relacionados ao setor agropecuário.
Ao Só Notícias/Agronotícias, Novacki revelou que a pasta tem intenção em estimular a atuação de pequenos frigoríficos regionais no Brasil. “Hoje o Mapa está preocupado com a questão da JBS. Estamos atentos ao mercado. O que temos intenção de fazer é estimular para que pequenos frigoríficos comecem as atividades, assim como os regionais. Queremos que eles busquem a certificação do sistema de inspeção federal (SIF), para que possam acessar mercados internacionais”.
De acordo o ministro interino, matadouros públicos também serão incentivados. “Vamos estimular para que os municípios que tenham matadouros públicos possam se adequar às regras de exportação e também possam ter o SIF, o que possibilitará melhoria na qualidade de abate. São medidas que o Mapa pode fazer, deve fazer e já está praticando”, afirmou.
Também participaram do debate o presidente do sindicato rural de Sinop, Antônio Galvan, o vice, Leonildo Bares, a prefeita Rosana Martinelli, os deputados federais Nilson Leitão e Valtenir Pereira, o estadual Baiano Filho, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller. A mesa redonda fez parte da 4ª Acrinorte Genética, feira de melhoramento genético que é realizada durante a 33ª Exponop.