PUBLICIDADE

Em disputa com EUA, China aumenta compra de soja mato-grossense

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

O Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) divulgou os dados de exportação referentes ao mês de fevereiro. Segundo o relatório, Mato Grosso exportou 1,85 milhão de toneladas, cerca de 30% do total enviado ao exterior pelo Brasil (6,09 milhões de toneladas).

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em análise divulgada nesta segunda-feira, foi o melhor início de ano da série histórica de Mato Grosso, com 2,24 milhões de toneladas exportadas nos dois primeiros meses de 2019. O resultado, de acordo com o instituto, se deve ao aumento das compras chinesas, principal destino hoje da soja produzida no Estado.

O gigante asiático aumentou as compras da oleaginosa mato-grossense, de 61,29% em 2018, para 76,66%, em 2019, considerando apenas os dois primeiros meses de cada ano. “Este maior interesse pela soja de Mato Grosso é reflexo direto da disputa comercial entre chineses e americanos, já que, em vez de comprar a soja dos EUA, a China direciona suas aquisições para o Brasil, que é o único capaz de suprir a sua demanda”, afirma o Imea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE