Duas chapas se inscreveram ontem para o pleito que irá definir a diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para o triênio 2018/2020. Ontem também foi o prazo final para que os associados interessados em atuar como delegados formalizassem suas candidaturas. No dia 13 de novembro, os cerca de 5 mil associados vão às urnas escolher, por voto direto, os líderes dos próximos três anos.
A chapa “Aprosoja Decidida” é encabeçada por Antonio Galvan, para o cargo de presidente. Já a chapa “Integrar para Fortalecer” tem Elso Pozzobon como candidato a presidente. Os dois compõem a atual diretoria da organização e são da região Norte. Cada chapa é composta por 14 nomes, que serão responsáveis pelos cargos de presidente, vice-presidente, vice-presidente regional, diretor administrativo e diretor financeiro.
Também serão eleitos 158 delegados, líderes responsáveis por conectar a base de associados à diretoria. Atualmente, a Aprosoja tem 24 núcleos espalhados pelos municípios com maior produção de soja e milho em Mato Grosso.
Criada em 2005, a Aprosoja é uma entidade do terceiro setor que faz a representação política de classe dos agricultores que plantam soja e milho no Estado. Todos os cargos de liderança que compõem sua governança são ocupados por produtores rurais voluntários, de forma não remunerada.