sexta-feira, 10/maio/2024
PUBLICIDADE

Dirigentes de entidades cobram medidas para evitar perdas na classificação de grãos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)
Diretores da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da empresa VLI-Logística realizaram encontro nesta semana, em Brasília, para discutir estratégias que resultem em aumento da eficiência nas operações de embarque de grãos e melhora da rentabilidade aos produtores. O tema foi debatido durante a assembleia dos sojicultores que reuniu presidentes e diretores das Aprosojas de 16 estados produtores.

De acordo com o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, Aprosoja e a VLI começaram a discutir alternativas para aprimorar a classificação de grãos, um dos pontos que mais afeta produtores. Segundo relatos de sojicultores, principalmente de Mato Grosso, a falta de critérios claros para a classificação permite aos compradores aplicar descontos nos valores pagos aos agricultores por causa dos percentuais de umidade, de avaria e o grau de fermentação da soja.

“Os produtores precisam que estejam à disposição tecnologias para evitar perdas com a classificação”, afirmou Buffon ao lembrar que já há pesquisas em andamento para desenvolvimento de equipamentos capazes de determinar o grau de avaria dos grãos comercializados.

A classificação de grãos vai ser tema do primeiro Encontro do Observatório de Negócios Digitais para a Agricultura Brasileira, que ocorre no dia 16 de agosto, em Brasília. Na ocasião, será discutido o uso de novas tecnologias, como máquinas de classificação automática de grãos.

Ferrovias

O escoamento da safra de grãos também foi tema de conversas entre produtores e representantes da VLI, empresa que pretende investir até R$ 9 bilhões em 2019 para aumentar em 50% sua capacidade de transporte de cargas através do modal ferroviário.

Na ocasião, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, demonstrou preocupação com os gargalos logísticos e com temas recentes, como o tabelamento do frete.

Panorama da soja

Os produtores também assistiram à apresentação do diretor para a América do Sul da consultoria AgResource, Matheus Pereira, sobre o panorama da produção de grãos no Brasil, as perspectivas para o futuro, a guerra comercial entre Estados Unidos e China e os desafios macro econômicos e políticos para o setor agropecuário brasileiro.

Ainda durante a assembleia foram debatidos temas como o tabelamento do frete, a lei dos defensivos, os desdobramentos em relação ao Funrural e a expectativa diante do processo eleitoral brasileiro, além de temas de interesse regional.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cotação da pluma de algodão cai em Mato Grosso

O indicador do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária)...

Oferta de milho em Mato Grosso aumenta com maior proteção de exportações

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...
PUBLICIDADE