O projeto Custo de Produção Agropecuário em Mato Grosso (Senar e Imea) concluiu levantamento, feito este mês, e estimou o custeio da safra 26/27 de soja em R$ 4.321/hectare e subiu 3,35% em relação a safra 25/26. A informação foi divulgada, ontem, no boletim semanal da soja . A alta foi influenciada, principalmente, pelos fertilizantes e corretivos, e operações mecanizadas, que aumentaram 5,74% e 22,74%, respectivamente, em relação à última safra.
Na análise do IMEA, o aumento desses componentes foi influenciado diretamente pelo conflito no Oriente Médio, que tem pressionado a logística e o preço desses insumos (óleo diesel, para o caso de operações mecanizadas). Diante desse cenário de alta no custo desses insumos, é possível que os produtores revejam o pacote de fertilizantes usado na próxima safra, uma vez que a redução no consumo de óleo diesel é mais restrita.
O instituto registra que a safra 26/27 apresenta “ainda o risco climático, diante do fenômeno El Niño para este ano, mais um fator de incerteza para a produtividade da cultura, trazendo preocupação quanto à margem do produtor”.
PUBLICIDADE
Custo da produção da safra de soja em Mato Grosso sobe 3,3% e pode ser maior com fator climático
PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


