sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Custeio da safra de soja em Mato Grosso sobe 2,4%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou dados de custo de produção da soja GMO para a safra 2021/22 em Mato Grosso, relativas a maio. Mesmo com a desvalorização mensal do dólar, a comercialização adiantada dos insumos pautou um aumento nos preços dos produtos agrícolas, mês passado, ante o mês anterior. Com isso, houve uma alta de 2,43% no custeio de soja no comparativo mensal, estimado em R$ 2.785,73/hectare.

“Um dos principais aumentos entre os componentes do custeio foi o preço dos insumos, em especial o do 00.18.18, que obteve uma valorização de 20,10%, ante a abril e de cerca de 50% no comparativo anual. Somado a isso, as sementes de soja também registraram valorização de 4,80%, no mesmo período, motivada pela forte demanda”, acrescenta o IMEA.

“Por fim, mesmo com a alta nos preços, a relação de troca entre a paridade março do ano que vem e os custos com insumos continua favorável ao produtor, estimada em 17,62 saca/hectare, percentual 24,08% inferior a maio do ano passado”, conclui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do farelo de soja em Mato Grosso sobe 2,6%

O preço do farelo de soja disponível no Estado...

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...
PUBLICIDADE