PUBLICIDADE

Custeio da safra de soja em Mato Grosso sobe

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O IMEA informou, ontem à tarde, que o custeio da soja para a safra de soja 2025/26, mês passado, teve alta de 0,92% em relação ao mês anterior, sendo projetado em R$ 4,1 mil o hectare, influenciado pelo avanço nas despesas com o pacote de fertilizantes e corretivos (+1,31%) e com de defensivos (+1,44%).

Com o incremento nos insumos, a relação de troca no mês aumentou para os principais produtos. Assim, para adquirir uma tonelada dos fertilizantes KCl, MAP e SSP, o produtor precisaria entregar, respectivamente, 25,76; 44,77; e 23,69 sacas de soja, representando altas de 10,72%, 1,64% e 3,02% ante ao mês anterior.

Em julho, tanto o MAP quanto o SSP ultrapassaram as máximas para o mês dos últimos cinco anos. Entretanto, o KCl permaneceu abaixo da média histórica, constata o levantamento feito via  projeto CPA-Mato Grosso.

No próximo mês terá início a temporada de soja no Estado, e o produtor que deixou para adquirir o restante dos insumos nesse período poderá enfrentar preços mais elevados, resultando em uma relação de troca desfavorável e, consequentemente, em maiores despesas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Conselho suspende Moratória da Soja após pedido da Confederação Nacional da Agricultura

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) deferiu hoje...

Preço do boi gordo em Mato Grosso volta a subir

A arroba do boi gordo à prazo reagiu na...

Três cidades do Nortão entre as 10 com mais cabeças de gado em Mato Grosso

O rebanho bovino mato-grossense conta com pouco mais de...
PUBLICIDADE