PUBLICIDADE

Custeio da safra de soja em Mato Grosso sobe

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O IMEA informou, ontem à tarde, que o custeio da soja para a safra de soja 2025/26, mês passado, teve alta de 0,92% em relação ao mês anterior, sendo projetado em R$ 4,1 mil o hectare, influenciado pelo avanço nas despesas com o pacote de fertilizantes e corretivos (+1,31%) e com de defensivos (+1,44%).

Com o incremento nos insumos, a relação de troca no mês aumentou para os principais produtos. Assim, para adquirir uma tonelada dos fertilizantes KCl, MAP e SSP, o produtor precisaria entregar, respectivamente, 25,76; 44,77; e 23,69 sacas de soja, representando altas de 10,72%, 1,64% e 3,02% ante ao mês anterior.

Em julho, tanto o MAP quanto o SSP ultrapassaram as máximas para o mês dos últimos cinco anos. Entretanto, o KCl permaneceu abaixo da média histórica, constata o levantamento feito via  projeto CPA-Mato Grosso.

No próximo mês terá início a temporada de soja no Estado, e o produtor que deixou para adquirir o restante dos insumos nesse período poderá enfrentar preços mais elevados, resultando em uma relação de troca desfavorável e, consequentemente, em maiores despesas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho em Mato Grosso chega a 77% da produção

A comercialização de milho da safra 2024/25, no Estado,...

Preço melhora e venda da soja em Mato Grosso chega a 95% da safra

A comercialização da soja da safra 24/25 em Mato...

Cotação do boi gordo baixa em Mato Grosso

A cotação do boi gordo a prazo andou teve...
PUBLICIDADE