Será realizado nesta sexta-feira e sábado um curso de veículo não tripulado (drone) aos produtores rurais do município. O curso é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsável pela capacitação, e o Sindicato Rural de Sinop, que cederá espaço para a realização da parte teórica. No total, 15 pessoas se inscreveram.
A parte prática acontecerá em uma empresa especializada, onde há um espaço apropriado para a prática. O curso terá duração de 16 horas. Conforme informou a assessoria do Senar, a capacitação tem como objetivo inserir o produtor no meio tecnológico, possibilitando que possa monitorar de modo mais adequado a ferramenta.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Leonildo Bares, afirmou que iniciativas como essa contribuem em vários setores no cotidiano do produtor rural. “Com o drone consigo fazer um monitoramento e mapeamento da plantação de forma mais precisa. Fazer correções pontuais, sem precisar prejudicar o restante da lavoura. Sem contar que há uma redução de custos, diminuindo a poluição do solo, os desgastes com maquinários e tempo, entre outras ações a mais”, disse o dirigente.