PUBLICIDADE

Cultura do girassol tem preço atrativo e MT quase dobra área de produção, diz Conab

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

Mato Grosso dobrou a área destinada à produção de girassol, na última safra. Segundo consta no boletim de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área estadual chegou a 60,5 mil hectares em 2017/18, “praticamente o dobro da registrada no ciclo passado, que foi de 31,8 mil hectares”.

Para a Conab, o aspecto comercial “explica o incremento, com os bons preços atribuídos à oleaginosa em relação às demais culturas de segunda safra, em especial ao milho, no momento da opção pela cultura”. A companhia ainda justifica que a cultura tem “preço atrativo” e estima que 98% da produção mato-grossense já estejam negociados.

A colheita do girassol em Mato Grosso terminou em julho. Conforme o levantamento da Conab, o resultado da cultura foi bastante positivo, “como reflexo do plantio na janela ideal, do manejo bem-feito, e do maior grau de informação, tecnologia e de qualidade da semente”.

Apesar de alguns períodos com chuvas acima do ideal para a cultura, que é bastante sensível à umidade, bem como ocorrência pontual de danos decorrentes de ataques de lesmas, a produvitidade média foi de 1.685 quilos por hectare, 0,9% superior à marca registrada no ciclo passado, de 1.670 kg/ha.

Em Mato Grosso, a principal região produtora é a Chapada do Parecis, onde se encontram as indústrias que processam o girassol, porém, a Conab registrou a opção pela cultura em algumas áreas do Médio-Norte.

No total, o Estado produziu, na última safra, 142 mil toneladas de girassol, 37% a mais que na safra anterior, quando foram produzidas 103 mil toneladas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INDEA aumenta fiscalização em Mato Grosso após 1º caso de gripe aviária no Brasil

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea)...

Abate de gado em Mato Grosso aumenta 6,2%

Mato Grosso atingiu o segundo maior volume de animais abatidos...

Ministério confirma 1º foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, ontem, a detecção...

Volume da soja esmagada em Mato Grosso cresce 5,6%

O volume de soja esmagada, mês passado, em Mato...
PUBLICIDADE