O cultivo de arroz deve perder espaço para a oleaginosa na próxima safra em Mato Grosso. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), A expectativa é que a área dedicada à cultura seja menor que no ciclo passado. Conforme o levantamento, estima-se que Mato Grosso plante cerca de 154,8 mil hectares de arroz, ante aos 162,3 mil hectares na safra passada.
O resultado é obtido por meio de uma média feita entre dois cenários: otimista e pessimista. Em um cenário otimista, a Conab prevê Mato Grosso deve manter os 162,3 mil hectares da safra passada. Em uma previsão mais “pessimista”, por outro lado, a companhia estima que o Estado deve ter uma queda de 9,3% na área destinada à cultura: 147,2 mil hectares.
A produtividade também deverá ser menor, saindo de 3.266 quilos por hectare da última safra para 3.129 quilos (-4,2%). Ainda há previsão de queda na produção, saindo de 530 mil toneladas no último ciclo para 507 mil toneladas em um cenário otimista (-4,2%). Em um cenário pessimista, a companhia estima uma produção de 460 mil toneladas (-13,1%).