PUBLICIDADE

Criado em Sorriso Conselho de Piscicultura para ajudar fomentar produção

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero com Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias)

O Conselho Municipal de Piscicultura foi criado, esta manhã, em reunião no gabinete do prefeito Ari Lafin (PSDB) com produtores e secretários. Fábio Garcia Alvarenga foi eleito presidente com objetivo de buscar fomentar a produção dos pequenos produtores nos assentamentos. Atualmente, são mais de 100 e produzem uma média de 300 mil quilos por mês de pintado e tabatinga. São Paulo, Brasília e Goiás são os principais compradores. Anualmente, o setor movimenta mais de R$ 6 milhões na econômica local

“Esse conselho é para viabilizar a piscicultura principalmente para o pequeno produtor. A piscicultura de Sorriso já foi destaque e chegou a ficar em primeiro na produção de pescado. Hoje, está em terceiro, mas com os grandes queremos fomentar”, explicou Alvarenga.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marcelo Lincoln destacou que o custo da produção é alta e acaba inviabilizado a piscicultura. “Hoje temos uma pauta que está em torno de R$ 12% (imposto). Nós achamos e entendemos ser muito alta. Por isso, se tornando inviável. Nós queremos fomentar e poder ter crescimento. Temos um mercado aberto. Nos assentamentos são 120 tanques de peixes e precisamos buscar uma forma de viabilizar para que esses produtores continuem”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Cláudio Oliveira, a formação do conselho ajudará no fortalecimento da piscicultura em Sorriso. “Nós temos uma associação que está sendo formada por grandes e pequenos produtores. Precisamos ver a questão do frigorífico aqui no município para agregar valor no produtor final. Discutir com o governo do Estado a questão dos impostos que hoje inviabilizam e exportação do peixe”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE