PUBLICIDADE

Cotonicultores devem atingir melhor produtividade da história em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a terceira estimativa de safra 2016/17 do algodão no Estado. O relatório traz a consolidação da área destinada à fibra e novas perspectivas quanto a produtividade esperada pelos produtores.

A nova estimativa prevê um incremento de 3,1% na produtividade, ante ao último levantamento divulgado, agora estimada em 276,6 @/ha de algodão em caroço. E, caso se confirme, representará o melhor desempenho já registrado pela cotonicultura mato-grossense em toda a série histórica. O valor ainda representa um aumento de 17,6% quando comparada a safra 2015/16, ano em que o Estado sofreu com uma forte seca.

Houve recuperação da produtividade ante a safra passada nas regiões Nordeste, Noroeste e Sudeste, com incrementos na ordem de 41,5%, 27,5% e 20,6%, respectivamente. Porém, em números absolutos a região Oeste fica à frente das demais, com uma produtividade de 293 @/ha de algodão em caroço.

Ainda de acordo com o Imea, a área destinada ao algodão em Mato Grosso foi consolidada em 626,6 mil hectares, aumentando 2,4% em relação à safra 2015/16. Desta área, 77,8 mil hectares são destinados ao cultivo de algodão primeira safra e os 548,8 mil hectares restantes destinados ao cultivo de segunda safra. Avaliando cada safra separadamente, houve uma redução de 19,9% na área de primeira safra e um acréscimo de 6,6% na área de segunda safra, ambas comparadas à safra 2015/16.

As regiões Nordeste, Noroeste e Sudeste apresentaram retração na área ante a última safra, porém esta queda, segundo o instituto, foi compensada pelas demais regiões, principalmente a Médio-Norte que apresentou um incremento de 13,8%.

A produção de algodão da safra 2016/16 ficou estimada em 2,6 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1 milhão de toneladas de pluma de algodão, acréscimo de 20,4% e 17,7% ante a safra 2015/16, respectivamente. Segundo o Imea, “os bons frutos no campo estão sendo resultado da melhor janela de semeadura de grande parte do algodão segunda safra proporcionada pela colheita da soja, e na extensão das chuvas nos meses de abril e maio”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE