PUBLICIDADE

Contratação de seguro rural ainda é considerada “tímida” em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por produtores rurais de Mato Grosso diante das incertezas climáticas é a falta de contratação do seguro rural. Como o Estado possui clima estável em relação a estados como Paraná e Rio Grande do Sul, a maior parte deles não tem esta preocupação e lima o seguro da planilha de custos da safra. “O número de produtores que contrata é pequeno, devido à estabilidade climática em Mato Grosso e ao baixo índice de eventual risco ou dano à produção”, explica Endrigo Dalcin, presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina e ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja).

A principal dificuldade está nos custos para a contratação do produto. Para Dalcin, as particularidades do clima e de riscos para a contratação deveriam ser itens considerados para baixar o valor do seguro em Mato Grosso. Segundo ele, esta é uma solicitação antiga da Aprosoja ao Ministério da Agricultura, mas que ainda não chegou a uma evolução na ponta. “Deveríamos ter um seguro com valor menor para estimular a adesão ao seguro no Estado. Esse valor deveria ser diferenciado, até mesmo pelo baixo risco de perda da produção por interferências climáticas”, defende.

A culpa principal é do aumento do custo de produção das lavouras, o que faz o seguro se tornar item “ignorado” pelos produtores. Na safra 2017/2018 foram destinados R$ 550 milhões para seguro rural no país. Segundo o Mapa, de 2006 a 2015, foram atendidos cerca de 420 mil produtores rurais, o que possibilitou a proteção de mais de 52 milhões de hectares, principalmente em culturas de soja, trigo, milho, maçã e uva.

Na 1ª década do programa, as indenizações pagas em função de ocorrência de eventos climáticos adversos totalizaram R$ 3,9 bilhões, o equivalente a mais de 75 mil apólices de seguro estabilidade climática no Estado inibe produtores de contratar rural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE