PUBLICIDADE

Confaz prorroga convênio reduzindo ICMS dos insumos agrícolas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Lucas Ninno/arquivo)

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prorrogou para o dia 30 de abril de 2020 o convênio 100/97, que trata da isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o transporte de insumos agrícolas dentro dos Estados e dá desconto quando a movimentação é interestadual. A decisão ocorreu durante votação do Conselho realizada hoje, em Brasília.

Se não fosse renovado, a elevação de preços dos insumos tonariam os custos de produção agropecuários entre 8% e 14% mais caros, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para a soja, conforme estudo da CNA, o custo de produção por hectare pode ficar 12% mais alto, o que afeta diretamente a renda do produtor. Em Mato Grosso, por exemplo, este percentual representa um custo adicional de R$ 345,00 por hectare, quase o mesmo impacto que pode ser provocado pelo fim da Lei Kandir.

Para o deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO), vice-presidente da região centro-oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária, a prorrogação é uma conquista fundamental para o setor agropecuário brasileiro. “Toda nossa mobilização de conscientização foi essencial para essa conquista. O convênio assegura a competitividade do setor agropecuário brasileiro e toda sociedade. Os impactos do incentivo foram diretos na redução do custo de produção da agropecuária nacional”, destaca o deputado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ricardo Amorim aborda na Show Safra fortalecimento nas exportações de alimentos

O economista e apresentador Ricardo Amorim fará palestra no...

Guerra pode aumentar custos de fertilizantes comprados por sojicultores de Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, ontem,...

Cai preço da vaca e boi em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Milho disponível em Mato Grosso fica com cotação estável; mercado futuro sobe

A cotação do milho disponível no Estado ficou praticamente...
PUBLICIDADE