PUBLICIDADE

Conab aponta que clima deve prejudicar rendimento do milho em algumas regiões de MT

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O clima não favoreceu o plantio do milho segunda safra em algumas regiões de Mato Grosso. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Sul e Sudeste do Estado, apesar dos “crescentes investimentos atrelados à cultura”, o estresse hídrico durante a fase de germinação deve resultar em “queda no rendimento médio”. “As precipitações ao final de abril e início de maio amenizaram um pouco esse quadro, mas ainda assim, são esperados reflexos”, diz a companhia.

De forma geral, no entanto, a Conab aponta que o cenário é “bastante heterogêneo” em relação aos níveis de produtividade entre as diversas regiões de Mato Grosso. “Em boa parte do estado, o quadro foi positivo para o milho, por conta do regime favorável das chuvas e dos maiores investimentos aplicados à cultura”. Ainda assim, a companhia de abastecimento projeta um resultado negativo na produtividade do milho em Mato Grosso, que deve ter média de 6.268 kg/hectare, 1,7% menor do que o obtido no último ciclo.

A Conab aponta, também, que a área plantada com milho em Mato Grosso deve aumentar 11,2% na atual safra, passando de 4,8 mil para 5,4 mil hectares. Já a produção deve subir 9,3% e chegar a 33,9 milhões de toneladas.

Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou os dados da colheita do milho para Mato Grosso e detalhou que a umidade dos grãos vem diminuindo em várias regiões do Estado. Alguns produtores começaram a intensificar os trabalhos a campo. Deste modo, a colheita do cereal fechou a segunda semana de junho estimada em 8,30% da área semeada.

Ainda segundo a apuração do IMEA, a colheita deve seguir atrasada em relação à safra 2018/19, a qual, neste mesmo período, já registrava 16,85% da área do estado colhida, “influenciada por uma semeadura mais adiantada e ao clima mais propício para colheita naquele momento”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE