sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa período restritivo da madeira em Mato Grosso

PUBLICIDADE

|2431|

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que o período restritivo de corte, derrubada, arraste e transporte nos planos de manejo florestal com rendimento sustentável (PMFS) teve início nesta quarta-feira (1) e segue até 1º de abril deste ano. A medida visa proteger a floresta durante o período chuvoso.

Conforme o coordenador de Recursos Florestais, Lisandro Peixoto Neto, a decisão atende a Resolução 001 da Câmara Técnica Florestal, de 1º de julho de 2013, que impõem ainda que apenas a madeira de esplanada principal cadastrada no projeto da Autorização de Exploração Florestal (Autex) está habilitada ao transporte durante esses dois meses.

“É importante frisar que as solicitações de esplanada principal devem ser feitas durante a análise técnica do plano de manejo não sendo permitida a inclusão posterior a emissão da Autex. Outro ponto é que essa esplanada até poderá ser implantada em área circunvizinha, desde o proprietário possua CAR (Cadastro Ambiental Rural)”.

Durante a época de maior chuva do ano, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado, onde ficam os municípios que compõem a Amazônia Legal, o solo fica compacto, o que influencia na capacidade de resiliência e regeneração da floresta. “Como se trata de um manejo sustentável, o objetivo é ter planejamento prévio das ações que visem o impacto mínimo da biodiversidade existente no local, além disso, economicamente não é muito viável para o empreendedor”, explica Lisandro Neto.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE