Começa nesta segunda-feira a feira de tecnologia e negócios, do setor agropecuário, mais esperada do ano. A 11ª Parecis SuperAgro dá início à programação, a partir das 8h, com expectativa de superar os R$ 180 milhões em negócios. Ao longo de onze anos, a feira se consolidou como uma das principais do país e tem agregado produtores de diversos outros estados. Mais de 130 marcas expressivas no setor agropecuário estarão com seus estandes expondo o que há de mais moderno em produtos e serviços para o produtor rural.
A primeira ação na abertura da programação será o Dia de Campo “Tecnologias de Produção Agropecuária Sustentáveis”, uma parceria inédita com a Embrapa – por meio do projeto de Transferência de Tecnologia em ILPF. O evento será realizado na Fazenda São Paulo, de propriedade de Vitório Herklotz, localizada no município de Brasnorte e que fica há 60 km de Campo Novo do Parecis.
A propriedade buscou nos sistemas integrados alternativas para diversificar as fontes de renda, melhorar os atributos do solo e para reduzir problemas causados por nematoides e possui uma Unidade de Referência Tecnológica e Econômica (URTE) acompanhada pela Embrapa e pelo Imea. Os resultados parciais desse trabalho de monitoramento serão um dos temas apresentados durante o dia de campo.
A Parecis SuperAgro é uma realização do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), e conta com o apoio da prefeitura de Campo Novo, do Sistema Famato, da câmara municipal, Lindolfo Reinheimer – Fertilizantes Heringer, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Embrapa, Sindicatos do Chapadão do Parecis e Estância Bahia.
O tema central da feira neste ano é “Revolução Digital no Campo: Como acompanhar essa transformação” e, em toda programação do evento, a meta é construir um ambiente que proporcione conhecimento, troca de informações e, principalmente, tornar a feira a grande oportunidade para que os produtores fechem bons negócios, como afirma a presidente do Sindicato Rural de Campo Novo, Giovana Velke.
Também nesta segunda-feira, a partir das 16h, o público poderá visitar o Parque de Exposições Odenir Ortolan, sede da Parecis SuperAgro. A visitação segue até às 19h. Já a partir das 16h30 a organização da feira inicia o Ciclo de Palestras com destaque para a pecuária. Com o tema “Do pasto ao prato – agregação de valor na pecuária de corte”, o diretor-executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Luciano Vacari, que vai abordar como o produtor pode acessar mais mercados e conquistar melhor remuneração com o investimento na qualidade do produto ofertado.
“Além da sustentabilidade econômica e ambiental do negócio, o produtor também busca aumentar a rentabilidade com a agregação de valor ao produto final. Para isso, trabalha para oferecer carne cada vez melhor e para mercados que paguem por este diferencial”, afirma Luciano Vacari.
O palestrante é graduado em gestão de agronegócios, foi operador de mercado de derivativos agropecuários da BMF&Bovespa, coordenador do CentroBoi na Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), membro da Câmara Setorial da Carne do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), membro do conselho diretor do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), ex-presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac). Atualmente é membro do conselho deliberativo do IMAC e diretor-executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Também no primeiro dia da Parecis SuperAgro será realizado o Leilão Parecis SuperAgro, a partir das 18h. Com a expectativa de superar os R$ 3 milhões em comercialização feira em 2017.