PUBLICIDADE

Com queda no processamento de carnes, produção mato-grossense cai

PUBLICIDADE

Produção industrial mato-grossense segue a trajetória de queda este ano. Em abril, o recuo foi de 6,2% sobre o mesmo período de 2016. No acumulado dos 4 primeiros meses de 2017, o recuo está menos acentuado, de 0,9%. Quando se analisa os dados dos últimos 12 meses (de maio de 2016 a abril de 2017), a baixa na atividade é de 4%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9).

A retração da produção estadual está acima da média nacional, que também fechou o período com queda. Dos 14 locais pesquisados, a retração na comparação de abril de 2017 com 2016 foi de 4,5%. Já o acumulado anual a redução é de 3,6%. A queda na produção industrial de Mato Grosso foi puxada pelo setor de alimentos, que recuou 9,2% na comparação com abril de 2016. Durante o período, um dos segmentos que mais retraiu foi o de processamento de carnes.

Segundo dados do boletim da bovinocultura do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o número de abates durante o mês de abril foi de 283,3 mil cabeças. Em comparação com o mês anterior, quando foram abatidas 366,4 mil cabeças, a retração é de 22,68%.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Bellincanta, o recuo na produção de carnes foi reflexo das características do mercado durante o período. “Dois fatores influenciaram a questão específica da carne. Abril foi o mês de maior impacto da operação Carne Fraca, que refletiu no consumo e na produção e provocou efeitos em toda a cadeia produtiva. Além disso, houve 3 feriados durante o mês, que impactaram no volume da produção industrial”.

Ele aponta que no mês de maio o setor começou a se recuperar e que os efeitos da Carne Fraca vão se diluindo a partir de agora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE