sábado, 28/junho/2025
PUBLICIDADE

Com fim das chuvas, Mato Grosso reassume liderança de queimadas no Brasil

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo/assessoria)

O fim das chuvas em maio já expuseram as fragilidades de Mato Grosso em relação às queimadas e quem viaja pelas estradas avista focos de incêndios e fumaça no horizonte. Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que de 1 de maio até este sábado, Mato Grosso lidera disparado o ranking de queimadas no Brasil, com 43% dos focos, totalizando 19.745 mil dos 45.734 registrados em todo país.

Neste mesmo período, Tocantins aparece em segundo lugar com 16% dos focos, seguido da Bahia (7%), Minas Gerais (5%) e o vizinho Mato Grosso do Sul (4%), de acordo com o Inpe.

A diferença de pouco mais de um mês de seca já é visível no comparativo anual. Se pegar os dados de janeiro até hoje, Mato Grosso aparece em segundo lugar no ranking nacional, muito atrás de Roraima, que contabiliza 52% dos focos registrados pelos satélites. Neste período todo, Mato Grosso teve 31.897 registros, que correspondem a 11,4% dos 280.640 focos em todo Brasil.

Apesar do crescimento acelerado no último mês, nenhum programa de contenção foi anunciado no estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso continua com falta de armazéns para estocar safra de milho

O avanço da colheita no Estado tem deixado produtores...

Boi gordo sobe 1,8% em Mato Grosso e bezerro 2,6%

A cotação do boi gordo à prazo foi cotada,...

Milho disponível em Mato Grosso cai 4,1% e colheita avança

A cotação do milho disponível no Estado teve forte...
PUBLICIDADE