PUBLICIDADE

Com falta de chuvas Conab revisa aumento na produção mato-grossense de algodão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou a estimativa da produção mato-grossense de algodão para a safra 2019/20. Até o início da colheita, o órgão projetava um aumento de 7%. Agora, aponta um crescimento de 9% em relação à safra anterior, com a produção total passando de 5 milhões de toneladas.

De acordo com a companhia, as condições climáticas estão sendo favoráveis à cultura do algodão no Estado. “A menor incidência de chuvas e o maior estresse hídrico têm contribuído para o bom resultado, pois não se observa, no atual ciclo, o apodrecimento do baixeiro do algodoeiro, a exemplo do ocorrido em safras recentes”.

Com as condições favoráveis, a companhia projeta um aumento de 2,2% a mais na produtividade mato-grossense, que deve chegar a uma média de 4.368 quilos por hectare. A Conab credita os resultados também aos “elevados investimentos empregados à cultura” e aponta, ainda, um aumento de 6,7% na área plantada, que, nesta safra, deve passar de 1,1 milhão de hectares.

O levantamento da companhia foi feito com base nos resultados alcançados até o final de julho, quando a colheita do algodão havia sido concluída em 38% da área plantada no Estado. Segundo dados mais atualizados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o dia 14 de agosto, Mato Grosso já colheu mais de 74% do algodão.

De acordo com a Conab, a produção total de algodão em pluma em Mato Grosso será de 2 milhões. Já a produção de caroço de algodão deverá chegar a 3 milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE