PUBLICIDADE

Colheita de soja chega a 53% da área prevista em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que as boas condições climáticas nos últimos dias motivaram o ritmo acelerado nos trabalhos de campo, a colheita de soja no Estado avançou 15,85 pontos percentuais, na última semana, e chegou a 53,23% da área total estimada colhida. Se mantido este ritmo, a semana deve terminar com cerca de 60% da área semeada em Mato Grosso.

Outra constatação, no boletim semanal do IMEA, é que, com apenas alguns lotes restantes, a safra 2017/18 alcançou 99,99% de comercialização com preço médio de R$ 62,69/saca em Mato Grosso. Apenas as regiões Centro-Sul, Nordeste e Oeste do Estado ainda tem produto a comercializar. Já para a safra 2018/19, apesar da redução nas cotações no mês de janeiro a comercialização da oleaginosa registrou um avanço mensal de 7,20 pontos percentuais totalizando 53,82% da safra já negociada, e com preço médio de R$ 61,05/saca, 0,62% menor que dezembro.

Este avanço pode ser justificado pela colheita mais adiantada nas lavouras, fazendo com que a maior oferta do grão pressione a comercialização. Junto a isso existem a necessidade por parte dos produtores em fazer caixa para cobrir algumas despesas, e também a demanda das fábricas para manter em os estoques de grãos para o esmagamento, concluem os analistas do instituto.
.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE