Agronotícias

Colheita da soja começa em várias regiões de Mato Grosso; atraso de 12 pontos percentuais

Produtores estão colhendo soja e, até a última sexta-feira, o total alcançou 2,23% da área plantada, apurou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). A safra 2020/21 teve atraso de 12,19 pontos percentuais em comparação à temporada anterior e de 9,47 pontos percentuais em relação à média dos últimos cinco anos.

O instituto apura que é “reflexo do atraso no plantio da oleaginosa, por causa da estiagem que perdurou entre os meses de setembro e novembro, fazendo com que algumas áreas necessitassem de replantio. A região com a colheita mais adiantada é a Oeste, que conta com 5,30% de suas áreas colhidas, seguida pela região Norte, com 3,81%”, acrescenta o IMEA, no boletim divulgado esta tarde.

Já a região Nordeste, colheu apenas 0,56% uma vez que as chuvas nesta última semana foram abundantes e interferiram nos trabalhos. As áreas que estão sendo colhidas no momento são áreas de pivô e a colheita deve se intensificar no Estado em fevereiro.

Como início da colheita da nova safra e o baixo volume de negociações, o indicador Imea-MT encerrou a semana com queda de 2,06%, e a saca da soja no Estado cotada a R$ 149,36.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)