PUBLICIDADE

CNA defende vazio sanitário e calendarização da semeadura de soja

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/Tony Winston/arquivo)

O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ), Luís Alberto Novaes, defendeu a adoção do vazio sanitário e da calendarização da semeadura de soja, práticas importantes no combate à proliferação do fungo que ataca as lavouras da oleaginosa, dando mais eficiência no uso dos defensivos. “O vazio sanitário é um período sem a cultura da soja no campo para termos menor pressão da doença na próxima safra e a calendarização é extremamente importante também para minimizar a evolução de resistência do fungo aos princípios ativos hoje disponíveis e assim termos mais eficácia na aplicação de defensivos”, explicou.

Segundo ele, a CNA é favorável às duas práticas e destacou a importância da Embrapa para desenvolver pesquisas que possam ajudar no controle e no combate da ferrugem. “Por isso discutimos esses dois temas no evento para que a gente possa difundir cada vez mais a importância dessas práticas nos estados e adotar uma estratégia conjunta”, reforçou Novaes, no evento realizado em Brasília para discutir a situação atual e os desafios para o controle da ferrugem asiática da soja, realizado pelo Ministério da Agricultura, Embrapa e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Em Mato Grosso, o último vazio sanitário da soja foi de junho a setembro, com duração de 90 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nortão amplia área plantada de soja e Estado tem novo recorde; produtividade cresce

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) consolidou os...

Alta Floresta sedia 1º Dia de Campo do Café com palestras e visita técnica

Será realizado na próxima sexta-feira (09) em Alta Floresta,...

Cotação do milho em Mato Grosso cai mais de 5%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, há...
PUBLICIDADE