PUBLICIDADE

CNA debate pedido de Mato Grosso para antecipar retirada da vacinação da aftosa

PUBLICIDADE
Só Notícias

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai fazer pequenos ajustes no protocolo de classificação e tipificação de carcaças bovinas para atender a algumas solicitações do Ministério da Agricultura. O assunto foi discutido durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, nesta quinta (6), em Brasília.

O protocolo tipificar, coordenado pela CNA, terá um sistema único de classificação das carcaças pelos frigoríficos. Entre as vantagens estão a melhor remuneração para aqueles que produzem animais de qualidade, maior transparência na negociação e produtos diferenciados para os consumidores.

“Vamos nos reunir para fazer os últimos ajustes e entregar uma versão final para o Ministério provavelmente no início do ano que vem”, afirmou o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen.

Outro assunto debatido no encontro foi o pedido de antecipação da retirada da vacinação contra a febre aftosa, a partir de 2019, pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). O Paraná já tinha sido autorizado a parar de imunizar o seu rebanho no ano que vem, assim como Rondônia e Acre. O pleito de Mato Grosso, que está entre principais produtores de gado no país com 30 milhões de cabeça, passa a ser analisado. A campanha atual em Mato Grosso foi prorrogada até o dia 14 deste mês.

A pauta do encontro incluiu, ainda, temas como logística reversa e a proposta de criação de um banco de antígenos e de reserva de vacinas contra a febre aftosa. O coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa, também participou da reunião, informa assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE