Nesta quarta-feira, o prefeito Ari Lafin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, receberam uma comitiva de 30 chineses no município. Desde ontem em solo mato-grossense, os chineses estiveram em Sorriso para conhecer in loco a cadeia de produção de suínos. Na programação constaram reuniões com suinocultores e visitas técnicas a granja e frigoríficos especializados no ramo.
Conforme Lafin, “a vinda dessa comitiva é um dos reflexos da visita realizada no início do mês à China. Os empresários vieram para conhecer a cadeia produtiva de todo o Estado e, consequentemente, ampliar as oportunidades de negócios entre o Brasil e o país oriental”, pontuou.
Aproveitando a visita dos chineses, Lafin apresentou para a comunidade sorrisense os resultados da viagem à China, quando integrou a comitiva do Governo do Estado no início do mês. O prefeito destacou as visitas às empresas orientais, a Embaixada Chinesa e ao Fundo de Investimentos Chinês. “Foram contatos essenciais para intensificarmos as negociações com empresas chinesas. Hoje a China é o nosso maior mercado consumidor internacional. Essas visitas intensificaram nossos laços comerciais”, destacou o prefeito.
Após a apresentação de resultados, a delegação chinesa acompanhada de autoridades e produtores sorrisenses, realizou visitas técnicas a empresas ligadas ao ramo da suinocultura local. O coordenador técnico de uma delas, Jonas Stefanello, destacou que a unidade atende a todos os critérios para comercializar com o mercado chinês. “Nossos produtos tem qualidade e rastreabilidade, atendemos todos os critérios. Toda a nossa região também é muito rica em água, o que nos torna competitivos. Além disso, os produtores de soja e milho estão diversificando, industrializando e investindo na produção de carne”, ressaltou.
Os chineses foram recepcionados pelo governador Pedro Taques, na capital estadual, nesta terça-feira. Segundo o governador, a aproximação serve para melhorar e aumentar a parceria comercial entre Mato Grosso e China, que já é o maior importador do agronegócio mato-grossense.
Além da suinocultura, a soja e o milho também são produtos de interesse dos empresários chineses. “A produção própria da China não é o suficiente para atender a todos. Hoje, anualmente, importamos cerca de nove milhões de toneladas de soja. Estamos aqui para melhorar essa parceria, também aprender mais sobre preservação ambiental, segurança alimentar, controle de custos e de doenças das lavouras. Para isso, Mato Grosso é nossa referência”, afirma Xinai Chang, vice-presidente da empresa Pequim Harmony Sunshine Agricultura e Pecuária Technology Service Co.
A China é líder mundial na produção, no consumo e na importação de carne suína e a demanda por carne e por sua qualidade vem aumentando. Além disso, há uma crescente pressão dos desafios ambientais e o governo vem colocando regulamentos mais rígidos para se adequar às mudanças climáticas de forma a garantir a segurança alimentar e o abastecimento seguro e equilibrado de alimentos.
As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorriso.