PUBLICIDADE

China compra 88% da soja de Mato Grosso no primeiro mês do ano

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O envio da soja em grão exibiu queda de 89,85% em relação a janeiro totalizando 52,90 mil toneladas. O atraso da colheita no Estado foi o principal limitador do ritmo nos portos. Em relação ao destino, a China comprou 46,58 mil toneladas em janeiro, share de 88% em relação ao total escoado por Mato Grosso.

No que tange ao farelo, este apresentou alta de 13,24% no comparativo anual, enviando 542,40 mil toneladas, pautada pelo aumento da demanda principalmente da Tailândia. Já em relação ao óleo de soja, os conflitos no leste Europeu têm dificultado o escoamento do gás da Rússia, aumentando a demanda por outros insumos energéticos (como biodiesel).

Diante desse panorama, as exportações do óleo de soja exibiram alta de 28,11% ante a janeiro, enviando ao exterior 44,53 mil toneladas (o maior volume para o período desde 2006). Por fim, espera-se que o escoamento da soja em grão aumente em fevereiro devido ao avanço da colheita em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja em Mato Grosso cresce 3,2%; margem bruta das indústrias cai

Demanda aquecida por coprodutos da soja amplia a capacidade...

Preço do bezerro de 7 arrobas em Mato Grosso atinge maior valorização

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou que...

Campanha de atualização de estoque de rebanhos começa sexta em MT

A partir de sexta-feira (1º), começa em Mato Grosso...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso cai 2,5%, constata instituto

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que o...
PUBLICIDADE