PUBLICIDADE

Casos de vaca louca em frigorífico no Nortão não representam risco para produção bovina, diz Sindifrigo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso divulgou, há pouco, uma nota detalhando que o Brasil mantém classificação de risco insignificante para a doença. A Organização Mundial de Saúde Animal publicou, hoje, os informes de notificação imediata referentes aos dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina em frigoríficos de Minas Gerais e em Nova Canaã do Norte (204 quilômetros de Sinop).

Com isso, diante dos resultados obtidos, esses casos foram concluídos por não representarem risco para a cadeia de produção bovina do país. Os informes foram apresentados pelo Serviço Veterinário Oficial do Brasil. Os casos ocorreram de forma independente e isolada e foram confirmados pelo laboratório de referência internacional da OIE, localizado no Canadá, na última sexta-feira.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reforçou que o Brasil mantém sua classificação como país de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos.

Conforme Só Notícias já informou, os dois casos atípicos, um em cada estabelecimento, foram detectados durante a inspeção realizada antes do abate dos animais. “Trata-se de vacas de descarte que apresentavam idade avançada e que estavam em decúbito [deitadas] nos currais”, explicou.

Conforme preveem as normas internacionais, o Brasil também notificou oficialmente a OIE da ocorrência. No caso da China, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil, as exportações de carne bovina ficam suspensas temporariamente. A medida, que passa a valer a partir deste sábado, ficará em vigor até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE