PUBLICIDADE

Caso de raiva bovina é registrado no Nortão; Indea diz que é ‘isolado’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Um caso de raiva animal foi constatado em uma fazenda, em Santa Carmem (35 km de Sinop) pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Sinop. O gerente regional do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Rodrigo Gargantini Silva, disse ao Só Notícias, que o caso foi encontrado em uma grande propriedade e em volta também são proprietários de grandes “foi encontrado um caso isolado de raiva animal. Neste caso o Indea faz uma notificação em todas as propriedades num raio de 12 quilômetros. A raiva não é uma vacinação obrigatória para bovinos, só que como foi detectado este caso, em um raio de 12 quilômetros se notifica para a obrigatoriedade da vacinação desses animais, em todo este entorno”, explicou.

Ele explicou que “e uma doença capaz de passar para o ser humano. Desta forma, o Indea faz todo este acompanhamento referente a esta doença, e aproveitando também para fazer a vigilância nas propriedades do Estado inteiro, para uma maior sensibilidade do produtor para com esses animais, seja bovinos, suínos ou nos mais diversos animais que possam ter qualquer doença. A principal forma de transmissão da raiva bovina são os morcegos hematófagos. O Indea também está sempre atento e realiza a captura desses morcegos. Onde aparece um foco, como neste caso, uma equipe é deslocada para fazer a captura noturna, por meio de redes”.

Três focos de raiva animal foram registrados pelo instituto em janeiro, em Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Demanda de milho em Mato Grosso para este mês cai, aponta estimativa

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) projetou, este...

Campanha de atualização de estoque de rebanhos termina na próxima semana em MT

Os produtores rurais de Mato Grosso precisam ficar atentos...

Boi gordo em Mato Grosso tem leve queda

O preço do boi gordo a prazo em Mato...
PUBLICIDADE