PUBLICIDADE

Campanha visa fomentar consumo de carne suína no Estado

PUBLICIDADE

Criadores de suínos se unem a redes de supermercados para elevar as vendas de carne suína no país. A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) foi lançada nesta terça-feira em São Paulo pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que pretende, com a ação, aumentar até 25% as vendas do produto no varejo. Em Mato Grosso 10 unidades de uma rede de supermercados participam da ação, segundo a ABCS.

A ação incentiva o consumo do produto e segue até 12 de outubro. O consumo de carne suína no Brasil é de cerca de 15 kg per capita/ano, de acordo com o diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá. O consumo nacional está abaixo da média registrada em outros países, que também são grandes produtores como o Brasil. “Em países da Europa, a média de consumo de carne suína está acima dos 40 kg per capita. E temos 200 milhões de pessoas no Brasil, com consumo de 1/3 da média da Europa, o que demonstra que ainda temos um potencial grande a ser explorado”, destaca.

O Brasil é o 4º maior produtor mundial de carne suína. Já Mato Grosso é o 5º maior produtor de suínos do país. Em 2016, o Estado foi responsável por 205 mil toneladas das 3,7 milhões (t) produzidas no Brasil. Mesmo assim, o consumo ainda é baixo e grande parte da produção vai para o mercado externo.

De janeiro a agosto deste ano, o Mato Grosso exportou US$ 66,321 milhões do produto, totalizando 27,517 mil toneladas. No mesmo período de 2016, as exportações somaram 56,930 milhões, com o envio de 30,551 mil (t). Com a expansão no consumo interno, os produtores esperam a valorização do preço do produto. “Com o aumento da demanda, o produtor se beneficia, bem como toda a cadeia, desde fornecedores até as indústrias”, afirma Nilo de Sá.

Este é o 5º ano de realização da campanha. No ano passado, a semana resultou no crescimento de 26% nas vendas do produto. A expectativa para este ano é manter o mesmo patamar e alcançar 25% de aumento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE