PUBLICIDADE

Câmara Setorial Temática vai tratar da regularização ambiental em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os deputados Professor Adriano Silva e Oscar Bezerra (foto), ambos do (PSB), apresentaram um requerimento à Mesa Diretora para a criação e instalação de uma Câmara Setorial Temática (CST) para promover levantamentos técnicos e análises do modelo de regularização ambiental das terras públicas, devolutas e das particulares nos 141 municípios mato-grossenses.

A instalação e a discussão, por intermédio da CST, do modelo de regularização ambiental ampliada, de acordo com o deputado Adriano Silva, ganharam força após a publicação do Decreto Legislativo 02/2017, que sustou o decreto 1.796/1997, editado no governo Dante de Oliveira, que criou o Parque Estadual Ricardo Franco, localizado na região oeste de Mato Grosso, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Segundo o parlamentar, o momento é oportuno para discutir as questões ambientais e produtivas de Mato Grosso. “São questões polêmicas que precisam ser debatidos de forma ampliada. O estado possui grandes produtores do agronegócio e da agricultura familiar que precisam de uma definição do poder público sobre o uso e a conservação do meio ambiente. Mas também é preciso que o estado respeite o direito à propriedade privada”, destacou o parlamentar.

De acordo com o requerimento assinados pelos parlamentares, os levantamentos da CST vão subsidiar um programa de desenvolvimento para Mato Grosso. “A falta da justa indenização pela intervenção do estado e pela restrição de uso da propriedade fere o princípio entre sociedade e indivíduo”, diz trecho da justificativa parlamentar que acompanha o pedido de criação da CST.

No final dos trabalhos, a CST vai permitir que a Assembleia Legislativa apresente propostas para amenizar os problemas ambientais existentes em todos os municípios mato-grossense, sejam de competência do estado ou da União.

O Prof. Adriano disse que a CST deve ser instalada no retorno das atividades legislativas e as reuniões ordinárias devem começar na segunda quinzena de agosto, informa a assessoria da Assembleia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE