PUBLICIDADE

Câmara Setorial Temática vai tratar da regularização ambiental em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os deputados Professor Adriano Silva e Oscar Bezerra (foto), ambos do (PSB), apresentaram um requerimento à Mesa Diretora para a criação e instalação de uma Câmara Setorial Temática (CST) para promover levantamentos técnicos e análises do modelo de regularização ambiental das terras públicas, devolutas e das particulares nos 141 municípios mato-grossenses.

A instalação e a discussão, por intermédio da CST, do modelo de regularização ambiental ampliada, de acordo com o deputado Adriano Silva, ganharam força após a publicação do Decreto Legislativo 02/2017, que sustou o decreto 1.796/1997, editado no governo Dante de Oliveira, que criou o Parque Estadual Ricardo Franco, localizado na região oeste de Mato Grosso, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Segundo o parlamentar, o momento é oportuno para discutir as questões ambientais e produtivas de Mato Grosso. “São questões polêmicas que precisam ser debatidos de forma ampliada. O estado possui grandes produtores do agronegócio e da agricultura familiar que precisam de uma definição do poder público sobre o uso e a conservação do meio ambiente. Mas também é preciso que o estado respeite o direito à propriedade privada”, destacou o parlamentar.

De acordo com o requerimento assinados pelos parlamentares, os levantamentos da CST vão subsidiar um programa de desenvolvimento para Mato Grosso. “A falta da justa indenização pela intervenção do estado e pela restrição de uso da propriedade fere o princípio entre sociedade e indivíduo”, diz trecho da justificativa parlamentar que acompanha o pedido de criação da CST.

No final dos trabalhos, a CST vai permitir que a Assembleia Legislativa apresente propostas para amenizar os problemas ambientais existentes em todos os municípios mato-grossense, sejam de competência do estado ou da União.

O Prof. Adriano disse que a CST deve ser instalada no retorno das atividades legislativas e as reuniões ordinárias devem começar na segunda quinzena de agosto, informa a assessoria da Assembleia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do caroço de algodão em Mato Grosso sobe 15% e óleo 2,7%

As médias semanais dos preços dos subprodutos em Mato...

Plantio da soja em Mato Grosso chega a 55% da área

A semeadura de soja para a safra 2024/25 no...

Cotação do boi em Mato Grosso tem aumento

O boi gordo à prazo ficou cotado em média...

Preço do milho em Mato Grosso atinge maior patamar dos últimos 18 meses

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...
PUBLICIDADE