O volume exportado de milho pelo Brasil, em fevereiro, diminuiu 7,57% ante janeiro e totalizou 716,49 mil toneladas. O recuo foi motivado, principalmente, pela quebra de safra nos Estados da região Sul, os quais possuem uma maior participação nas exportações durante este período, devido ao cultivo da primeira safra.
Seguindo tendência nacional, Mato Grosso teve recuo de 15,39% ante a janeiro e finalizou fevereiro com 298,25 mil toneladas escoados para diversos países. O movimento foi influenciado pelo período de entressafra. Nesse sentido, até o momento, o total exportado pelo Estado já soma 15,28 mi toneladas na safra 2020/21, o que corresponde a 90% do volume total exportado estimado pelo IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuaria) para a safra atual.
“Por fim, para os próximos meses até julho desse ano – quando se inicia a colheita da segunda safra – é da manutenção dos menores volumes exportados, consequência do cenário atual no sul do Brasil e da menor oferta do milho em Mato Grosso”, conclui o instituto, no boletim semanal.