A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as exportações feitas, em novembro, por indústrias no agro em Mato Grosso, foram de 2,77 milhões de toneladas de milho, 30,92% inferior ao registrado em outubro e 9,60% abaixo do verificado no mesmo mês do ano passado. No acumulado da temporada 2024/25, de julho a novembro, o Estado exportou 16,46 mi de toneladas, queda de 13,08% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informa que “essa retração está associada ao aumento da oferta global do cereal, resultado do crescimento da produção projetado para os Estados Unidos, China e Argentina, que vêm apresentando bom desempenho na atual temporada. Apesar do menor volume exportado, houve elevação mensal tanto na paridade de exportação quanto na CME Group, com altas de 4,72% e 2,10%, respectivamente”.
O IMEA conclui que, “ainda assim, diante da maior firmeza do mercado doméstico, o preço da saca em Mato Grosso permaneceu mais atrativo que o valor praticado no mercado externo, direcionando as vendas dos produtores ao mercado interno”.


