domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Bovinocultura: cai diferença de pagamentos à vista e a prazo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A diferença nos pagamentos dos bovinos à vista e a prazo caiu em Mato Grosso. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no mercado físico, os pecuaristas normalmente se deparam com apenas as duas opções de negócio, a venda do animal à vista ou a prazo (30 dias). O produtor que opta por negociar à vista, no entanto, sofre um “desconto”.

“Essa diferença ficou por muito tempo fixada em R$ 2/@, passando depois a 2%, mas, desde meados de 2016, esta se tornou variável. E, ao analisar-se a série histórica, o ano com a maior diferença entre o preço à vista e a prazo é justamente 2017, quando este deságio chegou a atingir – 4,38% em julho, em reflexo às medidas adotadas pelos frigoríficos diante do conjunto de notícias ruins pelo qual a bovinocultura de corte passava (Carne Fraca, delação da JBS)”, situa o Imea.

Segundo o Imea, como, desde então, o noticiário se acalmou, foi observada uma diminuição nesta diferença (2,32%) acompanhada de uma valorização do boi gordo. “Tal fato aumentou a confiança do pecuarista na indústria e deu uma opção menos custosa para este vender seu produto à vista”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do farelo de soja em Mato Grosso sobe 2,6%

O preço do farelo de soja disponível no Estado...

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...
PUBLICIDADE