PUBLICIDADE

Blairo diz em Lucas em evento com Temer que usina ajuda consumir parte da safra de milho

PUBLICIDADE

O presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro Blairo Maggi (PP) lançaram, esta manhã, na fazenda Cortezia, em Lucas do Rio Verde, a colheita nacional de algodão. Mato Grosso concentra 67% da produção nacional.  “O Brasil deverá colher 1,5 milhão de toneladas de algodão pluma, mesmo com a estimativa de queda de 1,7% na área cultivada. Mato Grosso é disparado o maior produtor do país, com produção total de algodão em pluma que deve chegar a 1 milhão de toneladas”, disse o ministro.

Em seu discurso para produtores e lideranças do agronegócio e política, na inauguração da usina de etanol em Lucas, Blairo lembrou das dificuldades dos produtores de milho. Ele destacou que o governo “socorre, ano após ano”, os produtores para equilibrar os preços do cereal. “Podemos fazer uma safra de 200 milhões de toneladas de milho, que não vai adiantar. Com o preço de R$ 13, o produtor não paga os custos. Esta planta aqui vai enxugar 600 mil toneladas. Se tivermos 10 iguais, tiramos do mercado 6 milhões de toneladas. É praticamente o que o governo ajuda. Nós, como governo, temos interesse neste tipo de empreendimento”, afirmou o ministro. “Não deve ter a conversa que estamos usando comida, cereal, para fazer etanol. Hoje são 30 milhões de toneladas aqui e não tem onde colocar”, afirmou, elogiando o ex-prefeito de Lucas, Marino Franz, e parceiros comerciais dele que construiram a usina.

A usina da FS vai comprar boa parte da produção de milho em Lucas, Sorriso, Tapurah, Nova Mutum e demais cidades da região. Teve investimentos US$ 115 milhões e produzirá anualmente aproximadamente 210 milhões de litros de etanol, 180 mil toneladas do 3 coprodutos, e 6,2 mil toneladas de óleo de milho, além de exportar 60.000 megawatts de eletricidade. O presidente da empresa, Henrique Ubrig, disse que a tecnologia implantada é usada em mais de 100 usinas nos Estados Unidos. “Vamos encurtar caminho entre a América do Norte e a América do Sul. Vamos oferecer uma opção para o mercado preenchido pelo produto americano. Precisamos de mercados e logística eficientes. Do Mato Grosso podemos atingir o planeta. Isso é possível”, discursou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE