PUBLICIDADE

Avançam tratativas de comércio agrícola entre Brasil e Canadá

PUBLICIDADE

Durante a 9ª reunião do Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Canadá, realizada nesta semana (5 e 6), em Brasília, a delegação brasileira, chefiada pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odilson Ribeiro e Silva, apresentou propostas de cooperação nas áreas de seguro rural, regulação da produção orgânica, classificação de vegetais, entre outros assuntos de interesse bilateral.

No encontro os representantes do Canadá tivera também esclarecimentos sobre a exportação de gado vivo, de material genético de pequenos ruminantes e de espécies de animais aquáticos criados no Brasil. Foi tratado ainda sobre avaliação de risco de pragas para turfa canadense. O secretário de Setor de Ciência e Tecnologia do Ministério da Agricultura do Canadá, Brian Gray, e a comitiva canadense apresentaram especificações sobre compras de sangue suíno, carne bovina e suína brasileira.

E ficou acertada a criação de Grupo de Trabalho para tratar de biotecnologia, assunto sobre o qual houve entendimentos para alinhar posição conjunta em fóruns internacionais. Foram lembradas parcerias do Canadá com instituições de pesquisa do país. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que participou do encontro, apresentou com o Ministério da Agricultura canadense resultados de cooperação firmada em 2012.

No período, foram estabelecidos mais de 1.000 limites máximos de resíduos (LMRs) para pequenos cultivos (minor crops), resultando na adequação do uso de agrotóxicos para diversos cultivos, além de orientação ao produtor rural. De acordo com o secretário da SRI, o Mapa estuda participar dos trabalhos quando da renovação do memorando de entendimento.

Em 2016, o Canadá importou do Brasil o equivalente a US$ 521 milhões, principalmente em açúcar, café em grãos, café solúvel, carne de frango e carne bovina industrializada. Já o Brasil comprou trigo, lentilha e ervilhas canadenses, representando US$ 106 milhões.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa foi homenageado pelo governo canadense “por contribuir de forma significativa para o avanço das relações bilaterais e de valores canadenses no Brasil”. Odilson Ribeiro e Silva recebeu a medalha condecorativa em cerimônia realizada na Embaixada do Canadá, em Brasília. A medalha faz parte do programa “Nobres Parcerias”, que comemora os 150 anos de Confederação do Canadá.

De acordo com o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, o secretário da SRI tem sido importante parceiro, defensor da abertura de mercado, da cooperação internacional científica e do intercâmbio de pesquisadores. Por meio de sua cooperação, o secretário apoiou a realização de reuniões do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil – Canadá, permitindo solucionar questões que travam o comércio bilateral e o avanço em questões de política comercial e assuntos multilaterais. “Seu envolvimento e estreito relacionamento com o Canadá o tornam um grande parceiro de nosso país”, disse Savone.

“Brasil e Canadá têm uma longa história de cooperação na área agrícola, no entanto, ambos precisam estimular o comércio entre si, que têm grande potencial”, salientou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...

Termina terça campanha de atualização de estoque de rebanhos em Mato Grosso

A campanha estadual de atualização do estoque de rebanhos,...
PUBLICIDADE