A rodovia bioceânica, que integrará a região Noroeste de Mato Grosso à Bolívia, sendo o primeiro trecho entre o município de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) a San Ignácio de Velasco, no estado boliviano de Santa Cruz de La Sierra, ganhou seu primeiro impulso prático na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), nesta segunda-feira.
O embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn Franco, visitou o superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, para lhe entregar cópia do protocolo encaminhado ao prefeito de Vila Bela, Wagner Vicente da Silveira, pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), pelo qual a instituição financeira solicita a formalização pelo lado brasileiro da tomada de recursos do empréstimo internacional.
O diretor representante do CAF no Brasil, Victor Rico, pediu que o prefeito de Vila Bela assine um oficio para a tomada desses recursos. Durante o encontro, também ficou acertado que haverá uma reunião em Brasília (DF), entre todas as partes envolvidas no projeto da linha bioceânica, em novembro próximo ano.
Após essa tomada final de decisão, o pedido formal de autorização da operação de empréstimo externo será encaminhado aos canais governamentais brasileiros que aprovam aportes de crédito internacional, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Ao mesmo tempo, destacou o embaixador Kimm Franco, o governo (governação) de Santa Cruz de La Sierra formalizará a mesma solicitação junto ao Governo Federal boliviano.
O projeto será efetivado por intermédio de um Termo de Cooperação Técnica entre as duas partes, com recursos da CAF, contratados na modelagem não-reembolsável pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
As tratativas para a construção da rodovia bioceânica começaram no Fórum Empresarial Bolívia/Brasil, realizado em agosto deste ano, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O evento foi promovido pelo governo boliviano, com o objetivo de discutir as oportunidades de desenvolvimento do comércio entre esses dois países.
Na ocasião, a Superintendência foi convidada a participar do Fórum por representar uma alavanca para o desenvolvimento do Centro-Oeste e, em particular, do Mato Grosso. O superintendente Nantes representou o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, no evento, que teve duração de dois dias.