Nos últimos dias foram divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) os dados de abate em Mato Grosso do mês de novembro. Conforme análise feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) foi constatada uma queda de 1,32% no total abatido em relação a outubro. “Esta queda foi causada principalmente pela diminuição de 7,01% no abate de machos, passando de 301,35 mil, em outubro, para 280,22 mil animais em novembro”.
Apesar deste recuo, o destaque, segundo o Imea, fica por conta do aumento de 143,08 mil para 158,34 mil no total de fêmeas abatidas, principalmente das que estão em idade reprodutiva (acima de 24 meses). “Tal fato marca o início do processo de descarte de fêmeas, que após passarem pela estação de monta não foram efetivas na reprodução, sendo assim descartadas pelos pecuaristas”.
O Imea também comparou os dados do último mês, com o mesmo período do ano passado, e constatou que, neste ano, a quantidade de fêmeas abatidas foi 11,14% maior, “podendo ser mais um indício de que, além da sazonalidade que acontece todo ano, a fase de descarte do ciclo pecuário está se intensificando, trazendo preocupações”.