PUBLICIDADE

Área plantada em Mato Grosso cresce 6,1% aponta Conab; Estado é líder de produção

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

A área destinada à produção agrícola em Mato Grosso deve crescer na safra 2019/20. A estimativa consta no 8º levantamento de safra divulgado, na última semana, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  A previsão do órgão é que o Estado destine 17,1 mil hectares para as lavouras, cerca de 6% a mais que os 16,1 mil hectares destinados na safra anterior (2018/2019).

No levantamento da Conab, no qual estão contabilizadas as produções de caroço de algodão, amendoim (1ª e 2ª safras), arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão (1ª, 2ª e 3ª safras), girassol, mamona, milho (1ª, 2ª e 3ª safras), soja, sorgo, trigo e triticale, também é previsto aumento de produtividade média em Mato Grosso, passando de 4,1 mil quilos por hectares para 4,2 mil quilos por hectare. Se a previsão se concretizar, será um aumento de 2,5%.

A Companhia também mantém Mato Grosso no topo da produção agrícola nacional. Além disso, conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o Estado se distanciou do Paraná, segundo colocado. A produção mato-grossense prevista de 73,4 milhões de toneladas supera em 32,9 milhões de toneladas a paranaense.

A Conab também estima que Mato Grosso produzirá 2,6 milhões de toneladas a mais em relação à safra passada, quando a diferença ficou em 30,3 milhões, embora o percentual de aumento da atual safra paranaense em relação à anterior tenha sido superior à mato-grossense. Enquanto a produção de Mato Grosso cresceu 8,8% (67,49 milhões para 73,4 milhões de toneladas), a do Paraná aumentou em 11,7% (36,2 milhões para 40,5 milhões).

A produção mato-grossense representa 29% do total nacional previsto, de 250,9 milhões de toneladas, e 60% da regional (Centro-Oeste), de 120,7 milhões de toneladas. O vizinho Goiás se tornou o terceiro do ranking, ultrapassando Rio Grande do Sul, cuja safra teve uma queda de 27% em relação à anterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE