PUBLICIDADE

Área do milho em Mato Grosso vai diminuir 6%, prevê instituto

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) prevê que, para o ciclo 23/24, a área de milho deverá diminuir 6,27% ante a safra 22/23, devido ao menor preço do cereal, que não está cobrindo as despesas, e às condições climáticas.

Sobre a produtividade, a projeção para o ciclo é de 103,85 sacas/hectares, queda de 11,09% ante a 22/23. No entanto, o clima e a incidência de pragas e doenças serão fatores decisivos no rendimento final da cultura até mesmo das áreas que deverão ficar dentro da “janela ideal”. Assim, é estimado que a produção para a temporada fique em 43,75 mi de t, 16,67% a menos que o que foi visto na safra 22/23. Diante desse cenário, somado aos menores preços no ciclo, o produtor está travando poucos negócios para a safra 23/24, no qual, até nov/23 a comercialização ficou em 15,59%, atraso de 26,74 pontos percentuais, apontam os analistas do instituto.

“Em relação à média das últimas cinco safras. Contudo, a consolidação da redução na oferta em Mato Grosso no ano que vem pode ser um fator altista para os preços do milho. Por fim, outros fatores como a oferta nacional de milho segunda safra e o mercado externo do cereal, também podem influenciar nos preços”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE