PUBLICIDADE

Aprosoja repudia decisão da agência de transportes de reajustar tabela do frete rodoviário

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso repudiou a decisão tomada, unilateralmente, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ontem, reajustando em 5%, em média, a tabela de frete rodoviário.

Segundo a Aprosoja, “a referida decisão contraria, inclusive, o disposto do dia 8 de agosto, o qual rege que o processo de fixação dos pisos mínimos deverá ser técnico, ter ampla publicidade e contar com a participação dos representantes dos embarcadores, dos contratantes dos fretes, das cooperativas de transporte de cargas, dos sindicatos de empresas de transportes e de transportadores autônomos de cargas”.

“A decisão, tomada de forma ilegal pela ANTT, só reforça a inconstitucionalidade da lei, ferindo a livre iniciativa e a livre concorrência”, pontou a Aprosoja, por meio de sua página oficial.

Conforme Só Notícias já informou, a tabela com os preços reajustados dos fretes foi publicada no Diário Oficial da União, ontem. Os novos valores foram definidos depois de reunião entre integrantes do governo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Palácio do Planalto.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que os reajustes se basearam na variação de 13% no preço do diesel na refinaria, gerando média de aumento de 3%. A tabela considera o preço mínimo por quilômetro, eixo e carga transportada, além dos custos.

No sábado (1º) à noite a ANTT informou que seria divulgada nova tabela, depois que a Petrobras anunciou o reajuste de 13% do preço do litro do óleo diesel nas refinarias.

Definida, em maio, pelo presidente Michel Temer por meio de medida provisória (MP), a tabela é resultado de uma negociação entre integrantes do governo, transportadoras e caminhoneiros. Porém, os valores são definidos pela ANTT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE