PUBLICIDADE

Após recorde, volume de soja esmagada em Mato Grosso tem leve queda

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que o processamento em maio, no Estado, foi de 2,69 milhões de toneladas, superando o mês anterior que ficou em 2,61 milhões. O mês passado teve leve redução e os números estão sendo revisados mas fecham na casa de 2,6 milhões.

A nível nacional os resultados mostram redução no esmagamento de soja. A Abiove, o volume de soja brasileira esmagada apontam retração de 6,17% em relação a maio do ano passado. “Uma das possíveis causas da diminuição do processamento no Brasil é a baixa produção das lavouras da região Sul nesta safra, enquanto em Mato Grosso houve a maior colheita da história. Assim, já começa a ser percebida certa dificuldade em encontrar soja no mercado, até mesmo em Mato Groso, que geralmente contribui para o abastecimento de outros Estados, o que tem levado o Paraná, por exemplo, a aumentar suas compras do Paraguai”, avalia o IMEA.

“Com isso, vale ressaltar que as esmagadoras, que não estão cobertas ao longo do ano e operam geralmente no mercado spot, podem passar por dificuldades para encontrar soja durante o segundo semestre, o que pode impactar no preço dos subprodutos no país”, acrescenta o instituto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Produtividade de milho em Mato Grosso aumenta 7%

A área plantada para a temporada 2024/25 apontou manutenção...

Venda da soja em Mato Grosso chega a 81% e preço médio sobe 1,4%

A comercialização de soja da safra 2024/25 no Estado...

Cotação do boi gordo tem leve aumento em MT

O boi gordo, na cotação à prazo, foi cotado...
PUBLICIDADE