PUBLICIDADE

Após recorde, volume de soja esmagada em Mato Grosso tem leve queda

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que o processamento em maio, no Estado, foi de 2,69 milhões de toneladas, superando o mês anterior que ficou em 2,61 milhões. O mês passado teve leve redução e os números estão sendo revisados mas fecham na casa de 2,6 milhões.

A nível nacional os resultados mostram redução no esmagamento de soja. A Abiove, o volume de soja brasileira esmagada apontam retração de 6,17% em relação a maio do ano passado. “Uma das possíveis causas da diminuição do processamento no Brasil é a baixa produção das lavouras da região Sul nesta safra, enquanto em Mato Grosso houve a maior colheita da história. Assim, já começa a ser percebida certa dificuldade em encontrar soja no mercado, até mesmo em Mato Groso, que geralmente contribui para o abastecimento de outros Estados, o que tem levado o Paraná, por exemplo, a aumentar suas compras do Paraguai”, avalia o IMEA.

“Com isso, vale ressaltar que as esmagadoras, que não estão cobertas ao longo do ano e operam geralmente no mercado spot, podem passar por dificuldades para encontrar soja durante o segundo semestre, o que pode impactar no preço dos subprodutos no país”, acrescenta o instituto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE