A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar seis sessões presenciais de audiência pública, com o objetivo de colher subsídios para o aprimoramento da minuta de edital e dos estudos técnicos para a concessão da ferrovia conhecida como Ferrogrão, entre Sinop e Itaituba (PA), projeto integrante do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal.
O período para o envio de contribuições começou no dia 30 de outubro e vai até 15 de dezembro. A primeira sessão pública será no dia 22 deste mês, em Cuiabá. A segunda será em Belém (PA), no dia 27 de novembro. A terceira audiência será em Itaituba, no dia 3 de dezembro. Em Novo Progresso (PA), a sessão será iniciada às 14h, no dia 4 de dezembro. Em Sinop, a audiência pública será no dia 8 de dezembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A última sessão será realizada em Brasília, no dia 12 de dezembro.
Após a conclusão da etapa de consulta pública, a previsão é que o edital e o leilão ocorram no primeiro semestre de 2018, de acordo com o cronograma do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O prazo de concessão será de 65 anos e os investimentos previstos são de R$ 12,6 bilhões.
O projeto da Ferrogrão entre Sinop e Itaituba tem 1.142 quilômetros de extensão. O novo corredor ferroviário de exportação, que vai melhorar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste via Porto de Miritituba (PA), tem previsão de carregar 42 milhões de toneladas em 2050.