PUBLICIDADE

O Reembolso do Investimento em Redes de Energia Elétrica

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos últimos dias, muito se falou acerca das decisões judiciais que vem confirmando a ilegalidade do repasse aos consumidores do PIS e da Cofins nas faturas de energia elétrica. Contudo, outra questão, coincidentemente também em desfavor das concessionárias de energia vem ganhando força no Judiciário. Trata-se do reembolso do investimento em redes de energia elétrica de loteamentos urbanos.

Atualmente, a implantação da rede de energia custa em média 1/3 do valor do empreendimento. Os loteadores são obrigados (praticamente coagidos) pelas concessionárias a doarem as redes por eles custeadas sob pena de não terem o fornecimento de energia elétrica.

Dessa forma, alguns loteadores já buscam a via judicial, baseado no fato de que qualquer empreendedor que execute suas obras de acordo com as Leis 6.766/79 e 4.591/65 tem o direito a ressarcir o que investiu, mesmo com a doação já concretizada.

Até mesmo porque, a obrigação de executar o serviço, conforme a Constituição Federal é do Estado que o repassa originalmente às concessionárias.

A demanda vem ganhando força com recentes decisões no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem pacificado a questão em favor do empreendedor.

Resta saber agora, se o empresariado do ramo, buscará pela via judicial o ressarcimento do investimento realizado, ou se continuará engordando os cofres das concessionárias de energia elétrica.

Rafael Costa Bernardelli – advogado em Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...